Benefícios do Molho Pesto para a saúde

Gastronomia Receitas
21/07/2021
Benefícios do Molho Pesto para a saúde

Pesto é um molho italiano, originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. É composto tradicionalmente de folhas de manjericão moídas com pinhões (pinoli) de Pinus pinea, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados e no fim misturados com azeite extra virgem e temperado com pimenta preta.

E quais os benefícios do molho pesto para a saúde?

O manjericão, principal ingrediente do molho pesto, se destaca por trazer diversos benefícios à saúde. Por exemplo: como ele contém vitamina C, se torna um aliado na prevenção e no combate de gripes e resfriados. Também é importante nos cuidados com a parte cardíaca e ocular, tendo em vista que possui antioxidantes e nutrientes como magnésio e vitamina A. Os antioxidantes são ainda importantes para a prevenção do câncer.

Os antioxidantes envolvidos na composição do molho pesto são ainda fundamentais para aquelas pessoas que praticam exercícios físicos, sejam elas atletas de alta performance ou praticantes amadores. Isso porque eles ajudam a combater os radicais livres, que são estruturas ligadas ao processo de respiração (muito exigido no exercício) que levam ao envelhecimento celular precoce. Ou seja, o molho pesto pode ainda melhorar a qualidade do seu treino.


Molho pesto combina com o que?

Além de clássica combinação com massas, o molho pesto pode acompanhar frango, peixe, saladas e pães.

Receita de Molho Pesto

INGREDIENTES
1 dente de alho descascado
½ xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
2 nozes
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
¼ de xícara (chá) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO
No pilão triture os ingredientes, adicionando na seguinte ordem: alho com uma pitada de sal, folhas de manjericão, nozes, queijo e, por último, misture o azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino e sirva a seguir.
Você não tem um pilão? Então, pique bem todos os ingredientes e misture numa tigela. A terceira opção é bater tudo no mixer.
Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e sirva a seguir.

PARA ARMAZENAR
Transfira o molho para um pote de vidro esterilizado com fechamento hermético. Mantenha na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.

Não deixe de acompanhar o blog do Oliv para mais dicas.

Fontes: 1 - 2 - 3

FALE CONOSCO

O atendimento do site funciona de Segunda à Sexta, das 8h às 18h.
Depois deste horário e aos sábados e domingos, o atendimento é via telefone 47 3232 8090.

icon-natela Natela - Soluções Web